sábado, 2 de abril de 2011

discurso de ano novo


Ser e ter são como fatos, boatos contados, passageiro sentado que quer ver, mas não consegue entender; são como um sapo, ou um nó no sapato gasto.

Sou no entanto mais do que matéria, muito mais do que mato
Sou parte do infinito, sou meu próprio cosmos meu abismo
Sou o que mais gosto e repudio, sou meu acalento e meu desafio
Sou só alegria e só pranto, um conto, um canto, comum, sou para meu próprio espanto, sou demônio e santo, sou mais do que posso definir, sou o que sinto, o que quero e o que posso ver e ouvir.

E antes que a noite amanheça, antes que eu perca a vontade ou simplesmente esqueça, quero desejar a todos o que há de melhor nessa vida, “vida de verdade”. Quero que todos, inclusive eu, saboreiem os melhores doces e curtam as melhores viagens. Espero que todos, inclusive eu, vivam momentos que sejam mais do que lembranças, que se tornem marcos, divisores de águas, e que sejam sempre positivos e interessantes. Parece obvio e repetitivo desejar saúde, mas talvez seja o que temos de mais importante, então que sejamos imunes a qualquer doença ou dor, que estejamos abertos e receptivos somente aos elementos bons e puros do universo, que nossas palavras e nossa energia saudável transcendam nossa matéria e contagiem quem estiver ao nosso redor, e que todos, mesmo aqueles que não conhecemos sejam beneficiados com essa energia boa e positiva.

Desejo também que cada vez mais tomemos posse do direito que temos a racionalidade iluminista. Essa racionalidade que tanto nos gabamos ao nos diferenciar dos outros seres vivos. Isso quer dizer que quando assumimos que somos seres intelectuais capazes de racionalmente tomar as melhores decisões, não estamos nos abstendo de cometer erros, mas nos tornando mais sábios a cada momento em que conseguimos, dentro de nossas mentes e no mundo aqui fora, nos projetar em situações adversas e resolve-las pacificamente. Sabedoria. Desejo a todos nós muita sabedoria para traçarmos os caminhos das nossas vidas e para lidar com esse mundo tão maluco e incoerente e sermos bem sucedidos sempre, sem nunca ter que prejudicar ou subjugar ninguém. Sabedoria para que nossas palavras não se transformem em fumaça ao vento, para que saibamos e consigamos respeitar a todos, mesmo se nem sempre concordamos com seus pensamentos e atitudes. Sabedoria para estarmos inseridos e fazermos sempre parte de bons contextos. Sabedoria para conquistar o que sempre sonhamos, mas principalmente, para também sabermos nos desprender do que mais amamos quando preciso for.

Sorte! Sorte nós temos de poder estar aqui em paz e bem loucos reunidos. Sorte por podermos comemorar a virada de mais um ano vivos e sem nenhum problema muito serio, no topo da cadeia alimentar. Sorte é mais uma coisa que desejo e de verdade, que todos nós tenhamos muita. Sorte para estarmos na hora certa, no lugar certo com as pessoas certas. Sorte para que nenhum infortúnio nos aconteça e para que com toda sabedoria consigamos perceber as possibilidades que nos são oferecidas e as que conquistamos também. Sorte para que nossos números sejam sorteados na mega-sena. Sorte!

Dessa forma tenho certeza de que 2011 será um ano muito melhor que 2010 e não tão bom quanto 2012. E para terminar, tempo, desejo a todos, tempo, muito tempo livre para fazer o que quiser, contemplar a vida, a natureza, conversar com amigos, viajar, dormir e sonhar, acordar e sonhar, tempo a perder e ganhar, tempo para curtir as pessoas e coisas maravilhosas que a vida, o destino, Deus, o cosmos, o universo ou seja lá ou o que for, nos presenteou e presenteará. Feliz ano novo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário